:

  • Ibama Diz Que Vai Chegar Saúde Da Capivara Criada Por Influencer


  • Fazendeiro foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. Caso está repercutindo nas redes sociais.

A capivara “Filó”, criada pelo TikToker Agenor Tupinambá, passará por uma avaliação do Ibama para que seja verificado o seu estado de saúde.

O influencer, que vive no interior do Amazonas, está sendo denunciado por suspeitas de maus-tratos e exploração animal. O caso foi bastante comentado nas redes sociais nos últimos dias. 

Devido à repercussão, o órgão enviou uma nota avisando que não retirou o animal de Agenor e que, somente depois dos laudos técnicos, irá tomar providências. 

O estudante de agronomia cuida de várias outras espécies — Imagem: Reprodução

Ainda, sobre questão das multas, o Ibama disse que elas não são apenas pelo caso da capivara. De acordo com instituto, Agenor foi autuado pela morte e prática de maus-tratos contra um bicho-preguiça.

Ele também teria sido multado pelo uso de espécimes da fauna silvestre sem a devida autorização.

De acordo com o Ibama, apesar das pessoas saírem em defesa de Agenor por conta do ‘senso comum’, a situação pode não ser tão favorável assim para o animal. 

"[...] é importante deixar claro que por mais que as pessoas acreditem estar tratando bem um animal silvestre, mesmo que ele tenha sido resgatado, está indo de encontro a natureza do animal, que é de conviver com os seus em liberdade", disse o órgão.

Amizade Entre Fazendeiro E Capivara

Agenor Tupinambá recebeu apoio de várias pessoas e famosos nas redes sociais — Imagem: reprodução

Na fazenda onde mora Agenor existem diversos animais, alguns silvestres. Entre eles, búfalos, um papagaio, um porco, um mergulhão selvagem, um biguá e um pato mergulhão. 

A "Filó", a principal amiga do fazendeiro, apareceu para ele em 2022, mas de uma forma muito "triste", segundo ele.

Um primo do fazendeiro, que mora próximo a uma aldeia, viu quando indígenas capturaram uma capivara, mas eles não sabiam que ela estava grávida.

"Eles cortaram a barriga dela, a 'Filó' nasceu e conseguiu sobreviver. Os índios deram ela para o meu primo e ele me deu", disse Agenor. Apesar de não ter mais a família de sua própria espécie, "Filó" passou a conviver com Agenor e seus familiares.

"Ela sempre dormiu comigo. Ela é muito apegada. Com meu cunhado, com meus irmãos. Com todo o carinho que ela recebe da gente, eu acho que ela retribui", contou Agenor.

Vídeo Viraliza


O fazendeiro diz que desde 2019 faz diversas publicações nas redes sociais sobre sua vida e rotina na fazenda. Segundo Agenor, seu objetivo era levar um pouco da cultura dos ribeirinhos para outros lugares.

"Sou pecuarista. Aqui trabalho com búfalos. Produzo leite de búfalo e queijo coalho. E aí, eu comecei a postar como é o dia a dia, como é a vida aqui no interior do Amazonas. Com esse pensamento, o pessoal não faz ideia de como é ser um ribeirinho, como é viver morar em um flutuante em cima do rio, ter toda essa cultura", disse.

 Uma publicação de Agenor ainda não havia alcançado tantas pessoas como a que ele fez na manhã do dia 4 de fevereiro, onde ele mostrava diversos momentos junto da pequena e fiel amiga "Filó".

"Quando eu publiquei, em minutos, já foi entregando para muita gente. Eu publiquei no Instagram e fui tirar leite no curral, como é a minha rotina. Quando voltei, eu vi que já estava em 10 mil visualizações e muitas curtidas. Depois, foi só aumentando e eu postei no TikTok. Também viralizou em questão de segundos", lembrou Agenor, quando a publicação foi feita.

Apesar de já ter um grande alcance em suas publicações, o fazendeiro sempre teve que alcançar o maior número de pessoas possível ao mostrar sua rotina e se surpreendeu com o retorno instantâneo do vídeo de sua vida com a "Filó".